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quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Roma ou Jerusalém?

    
images“E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra”. Apo 17:18
O testemunho da história aponta diretamente para Roma como aquela que dominou nações durante séculos, e principalmente na época que o Apóstolo João esteve preso em Patmos. Esta cidade citada acima é a mesma cidade em que nosso Senhor foi crucificado – Em Apocalipse 11:8 ela também é chamada de Grande Cidade,
“E os seus corpos mortos serão expostos na praça da grande cidade, que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde nosso Senhor foi crucificado”.
Esta cidade não pode ser Jerusalém, que estava destruída quando João teve esta visão. Jerusalém jamais foi chamada de Grande Cidade nesse contexto, embora a cidade do grande Rei, no entanto, não neste livro, que faz referência a cidade de Roma, ou a jurisdição romana. Por outro lado, ser chamada de cidade do grande rei, não faz dela a cidade que reinou sobre os reis da terra nos tempos de Jesus e da Igreja Primitiva – Jerusalém era província romana, cidade  pertencente ao Império Romano, Império que  reinava sobre os reis da terra, tendo Roma como seu quartel general. Veja meu artigo Onde nosso Senhor foi Crucificado
Jesus veio como o rei de Jerusalém em Mateus 21, mas Jerusalém o rejeitou. Quando Ele estava em pé diante deles sob custódia de Pilatos, Jerusalém gritou “Não temos outro rei senão César!”; eles rejeitaram o governo de Deus e apelaram para César como seu rei. Apesar de sua “repulsa” por Roma, Jerusalém afirmou César sobre Jesus.
Jerusalém voltou as costas para Deus, o que exigiu um julgamento justo por sua rejeição ao seu marido diante de seu adultério com Roma. Jerusalém andava as voltas de braços dados com a Grande Cidade, alegre por ter crucificando seu noivo. Jerusalém e Roma continuaram o seu “affair” depois de terem crucificado o Senhor em sua união, perseguindo a igreja em Atos quatro. Roma era a potência mundial que liderava muitos reis. João escrevia numa época em que Roma era a cidade que reinava sobre os reis da terra, e quando a Igreja sofreu as perseguições impetradas por Domiciano.
O Apocalipse foi escrito principalmente para sete congregações na Ásia Menor, portanto, na área central do Império Romano. E aqui entra uma questão crucial, jamais respondida pelo preterismo: Por que sete Igrejas que estavam nesta área geográfica romana deveriam receber advertências, se o livro trata de profecias sobre a iminente destruição de Jerusalém? Nenhuma carta foi escrita para a Igreja de Jerusalém, por quê? Ora, é óbvio que quando João escreveu às sete Igrejas DA ÁSIA, Jerusalém já havia sido destruída há quase três décadas. Parece lógico, então, que o oráculo contra “a grande Babilônia” seria entendido como referência ao Império Romano e sua capital, Roma.
A fim de procurar a verdadeira identidade da grande Babilônia, devemos olhar para o passado.  Obviamente, “a grande Babilônia” era uma realidade quando João concebeu o Apocalipse e essa não era Jerusalém!
De acordo com Apocalipse 17, a grande Babilônia é vista reinado sobre reis e assentada sobre muitas águas, que significa povos, línguas e nações, deixando explícito que seu governo era sobre o mundo quase todo. Todos estes argumentos representam boas razões para concluir que João fez referência a Roma, pois não sabemos de nenhuma outra cidade que exerceu tanto poder sobre os povos antes de Cristo, na época de Cristo, e por volta do primeiro século até sua queda séculos depois. Na cidade de Roma, João viu a manifestação terrena, histórica e maléfica da cidade de Satanás (situada sobre sete montanhas) do seu próprio tempo – Roma.
Sendo assim, o que é fato, podemos concluir sem sombra de dúvidas que a grande cidade mencionada em Apocalipse 11:8 é a cidade de Roma, a qual reinava sobre os reis da terra no momento que João registrava suas visões; o testemunho da história aponta diretamente para Roma, a metrópole do império romano, a qual o mundo quase todo estava sujeito, Lucas 2:1.
Além disso, ela é uma cidade construída sobre sete colinas. Essa especificação elimina a antiga Babilônia. Apenas uma cidade tem mais de 2.000 anos e foi conhecida como a cidade das sete colinas. Essa cidade é Roma. A Enciclopédia Católica afirma: “É dentro da cidade de Roma, chamada cidade das sete colinas, que toda a área do próprio Estado do Vaticano está agora confinado.” The Catholic Encyclopedia (Thomas Nelson, 1976), sv “Rome”.
O Senado romano que governou a cidade sob os Césares era conhecido como a Cúria Romana. Esse nome, segundo o Dicionário católico, é agora a designação de “todo o conjunto de serviços administrativos e judiciais por meio do qual o Papa dirige as operações da Igreja Católica”. John A. Hardon, SJ, Pocket Catholic Dictionary (Image Books [Doubleday], 1985), p. 99. 99.
Na cidade de Roma, o Senhor faz uma substituição quando o símbolo na interpretação transforma numa igreja essa Babilônia chamada de Mulher.  Mulher no contexto bíblico, principalmente em Apocalipse, significa Igreja. Ela é uma enorme metrópole religiosa que tomou o lugar da Roma dos césares.
 

         

      
        
         

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